cuidados com a horta em períodos de chuva intensa

o verão aqui em São Paulo é sempre um período bastante chuvoso, mas a combinação de La Niña e crise climática estão fazendo do verão de 2023 um dos mais chuvosos de todos os tempos! para completar, a chuva em excesso chega com temperaturas mais baixas e dias muito nublados, que podem trazer grandes complicações para nossas hortas. veja a seguir uma lista de cuidados com a horta para este período de chuvas intensas.

cuidados com a horta em períodos de chuva para melhorar o desenvolvimento das plantas e protegê-las de doenças e insetos.
chuvas atípicas podem prejudicar o desenvolvimento das plantas da horta e aumentar a incidência de doenças e insetos.

cuidar da horta em períodos de chuva e frio pode não parecer muito convidativo, mas essas características climáticas, em especial em períodos atípicos, podem prejudicar muito o desenvolvimento das plantas e aumentar a incidência de fungos, caracóis e lesmas, cochonilhas, pulgões, entre outros. por isso é fundamental aplicar alguns cuidados específicos com a horta em períodos de chuvas intensas.

veja a seguir 5 cuidados importantes com a horta em períodos de chuva intensa:

  1. melhore a drenagem do solo: com a ajuda de um palito ou outra ferramenta apropriada, faça vários furos de cerca de 15cm de profundidade no solo dos vasos ou canteiros. isso vai ajudar a descompactar a terra e facilitar a infiltração de água, diminuindo o excesso de umidade retida no solo e ajudando a evitar o aparecimento de fungos. caso sua horta seja feita em canteiros no chão, considere elevar os seus canteiros e fazer algumas valas de infiltração para evitar os problemas com excesso de umidade e, ao mesmo tempo, contribuir para a recarga do lençol freático.
  2. faça uma poda de limpeza: com o excesso de umidade e baixas temperaturas, as chances de desenvolvimento de fungos nas folhas e frutos aumentam. então essa é a hora de remover excesso de folhas e galhos, folhas secas ou apodrecidas, frutos mal desenvolvidos e aumentar a circulação de ar entre as folhas e galhos das plantas.
  3. adube: o excesso de chuvas lava o solo e faz com que os nutrientes se esgotem mais rapidamente. por isso é fundamental fazer um reforço na adubação da horta em períodos de chuvas intensas. prefira adubos sólidos e, se possível, até em cápsulas. eles tem liberação mais lenta e garantirão disponibilidade de nutrientes para as suas verdinhas por mais tempo!
  4. atenção especial aos problemas típicos deste período: fungos, lesmas, caracóis, pulgões e cochonilhas aparecem com mais frequência quando há excesso de chuvas, por isso é importante ficar atenta aos primeiros sinais destes problemas para evitar uma infestação. mas caso eles já tenham se espalhado por aí, sempre é possível controlar o problema! aqui você encontra um vídeo sobre como controlar lesmas, caramujos e caracóis e aqui um vídeo com um inseticida natural para pulgões e cochonilhas.
  5. aplique fungicidas preventivos: os fungos são um dos maiores problemas em períodos de chuva excessiva, por isso é interessante fazer uso de fungicidas naturais de forma preventiva 1 vez por semana durante o período mais úmido. chá de camomila, chá de cavalinha, leite cru e calda bordalesa são ótimos fungicidas orgânicos que podem ser usados de forma preventiva. aplique-os sempre nos horários mais frescos do dia e pesquise sobre a diluição correta de cada um antes de usar.

viu só como não é nada complicado cuidar da sua horta em períodos de chuva intensa? esses cuidados não vão garantir que seus cultivos produzam da mesma forma que seria esperado para essa época do ano, mas garantem uma horta mais saudável e resiliente que será capaz de passar por este período de chuvas atípicas com mais facilidade e se recuperar mais rapidamente após as chuvas.

para aprender a cultivar seu próprio alimento em casa e aprofundar este e muitos outros conhecimentos, agende uma consultoria comigo e comece hoje mesmo a construir a sua autonomia alimentar e a sua reconexão com os ciclos da natureza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *