alimentos da estação: o que comer em junho!

o que comer em junho: os alimentos da estação para uma alimentação mais saudável e sustentável!

eu adoro os alimentos que estão na época em junho, porque é quando a gente pode ser feliz comendo mexerica aos montes! 😊

mas me conta, como você chama essa fruto por aí: tangerina, mexerica ou bergamota?

a verdade é que mexerica e tangerina são tecnicamente plantas diferentes, mas isso é assunto pra outro dia! 😜

alguns dos meus legumes favoritos também ficam mais abundantes agora, então não faltam boas opções para cozinhar de forma saudável, sustentável e gostosa!

mas é sempre importante lembrar que essa lista concentra principalmente os alimentos mais abundantes no Sudeste, então vale sempre a pena investigar aqueles que são típicos da sua região!

a listinha desse mês:

verduras:

  • agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce

legumes:

  • abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde e palmito

frutas:

  • carambola, kiwi, laranja-lima, mangostão, marmelo, mexerica e tangerina

e por que consumir alimentos da estação?

a gente precisa pensar no impacto no planeta e na nossa saúde que está por trás das escolhas que fazemos.

quando encontramos maçã ou pimentão no mercado o ano inteiro, a gente precisa se perguntar como eles chegaram lá. como foram produzidos, quais distâncias percorreram, quem plantou e colheu aquele alimento?

nos acostumamos a um sistema de produção de alimentos que ignora a sazonalidade e a regionalidade sem questionar sobre os impactos, mas a lista é grande:

  • uso indiscriminado de agrotóxicos;
  • contaminação do solo com uma enorme quantidade de fertilizantes para garantir a produtividade ao longo do ano todo;
  • redução da diversidade de alimentos disponíveis (quantos tipos de beterraba, de alface você conhece?);
  • longas distâncias percorridas pelos alimentos e o consequente desperdício e poluição, entre tantos outros problemas.

além de ser mais saudável, comprar alimentos da época e da sua região é uma atitude mais sustentável.

isso porque, a produção de alimentos frescos na época correta, mesmo que não sejam orgânicos, requer uma quantidade muito menor de agrotóxicos e fertilizantes e produz alimentos mais nutritivos e saborosos.

e quando o alimento que eu gosto não está na época?

então é hora de soltar a criatividade na hora de cozinhar!

isso porque entender e respeitar os ciclos da natureza também te permite ficar mais atento à variedade de alimentos disponíveis em cada época, estimulando a experimentação de novos ingredientes e sabores.

mas e se não tiver tomate em uma época do ano? é só fazer macarrão com molho pesto! não tem manjericão pra fazer o pesto? experimenta o pesto com a rama da cenoura!

assim você aproveita melhor e de forma integral os alimentos, reduz o seu descarte de resíduo orgânico, se alimenta de forma mais nutritiva e ainda descobre todo um novo mundo de possibilidades e sabores!

e tem mais: você também pode se planejar para preparar algumas coisas com antecedência e deixar congelada para usar nas épocas do ano em que um determinado alimento não for abundante.

pra conhecer a lista de alimentos da estação mês a mês, você pode acompanhar o nosso blog ou consultar esta guia do instagram da verdi!

o mais importante é lembrar de levar essa listinha com você na hora das compras e ficar sempre de olho no que está na época por aí!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *