eu adoro os alimentos que estão na época em junho, porque é quando a gente pode ser feliz comendo mexerica aos montes! 😊
mas me conta, como você chama essa fruto por aí: tangerina, mexerica ou bergamota?
a verdade é que mexerica e tangerina são tecnicamente plantas diferentes, mas isso é assunto pra outro dia! 😜
alguns dos meus legumes favoritos também ficam mais abundantes agora, então não faltam boas opções para cozinhar de forma saudável, sustentável e gostosa!
mas é sempre importante lembrar que essa lista concentra principalmente os alimentos mais abundantes no Sudeste, então vale sempre a pena investigar aqueles que são típicos da sua região!
a listinha desse mês:
verduras:
- agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce
legumes:
- abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde e palmito
frutas:
- carambola, kiwi, laranja-lima, mangostão, marmelo, mexerica e tangerina
e por que consumir alimentos da estação?
a gente precisa pensar no impacto no planeta e na nossa saúde que está por trás das escolhas que fazemos.
quando encontramos maçã ou pimentão no mercado o ano inteiro, a gente precisa se perguntar como eles chegaram lá. como foram produzidos, quais distâncias percorreram, quem plantou e colheu aquele alimento?
nos acostumamos a um sistema de produção de alimentos que ignora a sazonalidade e a regionalidade sem questionar sobre os impactos, mas a lista é grande:
- uso indiscriminado de agrotóxicos;
- contaminação do solo com uma enorme quantidade de fertilizantes para garantir a produtividade ao longo do ano todo;
- redução da diversidade de alimentos disponíveis (quantos tipos de beterraba, de alface você conhece?);
- longas distâncias percorridas pelos alimentos e o consequente desperdício e poluição, entre tantos outros problemas.
além de ser mais saudável, comprar alimentos da época e da sua região é uma atitude mais sustentável.
isso porque, a produção de alimentos frescos na época correta, mesmo que não sejam orgânicos, requer uma quantidade muito menor de agrotóxicos e fertilizantes e produz alimentos mais nutritivos e saborosos.
e quando o alimento que eu gosto não está na época?
então é hora de soltar a criatividade na hora de cozinhar!
isso porque entender e respeitar os ciclos da natureza também te permite ficar mais atento à variedade de alimentos disponíveis em cada época, estimulando a experimentação de novos ingredientes e sabores.
mas e se não tiver tomate em uma época do ano? é só fazer macarrão com molho pesto! não tem manjericão pra fazer o pesto? experimenta o pesto com a rama da cenoura!
assim você aproveita melhor e de forma integral os alimentos, reduz o seu descarte de resíduo orgânico, se alimenta de forma mais nutritiva e ainda descobre todo um novo mundo de possibilidades e sabores!
e tem mais: você também pode se planejar para preparar algumas coisas com antecedência e deixar congelada para usar nas épocas do ano em que um determinado alimento não for abundante.
pra conhecer a lista de alimentos da estação mês a mês, você pode acompanhar o nosso blog ou consultar esta guia do instagram da verdi!
o mais importante é lembrar de levar essa listinha com você na hora das compras e ficar sempre de olho no que está na época por aí!